sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"" BRIGA DE CASAL ""

Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais. Ela perguntou: - O que tem na TV? Eu disse:- Poeira.

Aí a briga começou…

Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu aniversário que estava próximo. Ela disse: - Quero algo que vá de 0 a 100 em cerca de 3 segundos. Eu comprei uma balança para ela.

Aí a briga começou…

Quando cheguei em casa ontem a noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar caro. Então eu a levei ao posto de gasolina.

Aí a briga começou…
Minha esposa e eu estávamos sentados numa mesa na minha reunião de colegial, e eu fiquei olhando para uma moça bêbada que balançava seu drinque enquanto estava sozinha numa mesa próxima. Minha esposa perguntou: - Você a conhece?- Sim, disse eu, Ela é minha antiga namorada… Eu sei que ela começou a beber logo depois que nos separamos há tantos anos, e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria.- Meu Deus!, disse minha esposa, quem pensaria que uma pessoa poderia ficar celebrando por tanto tempo?

Aí a briga começou…

Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade.Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse a mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois. A mulher disse: - Desabotoe sua camisa. Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos crespos prateados. Ela disse: - Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim e processou meu benefício. Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa. Ela disse: - Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio-invalidez também…

Aí a briga começou…

A mulher esta nua, olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não está feliz com o que vê e diz para o marido: - Sinto-me horrível; pareço velha, gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu. O marido retruca: - Sua visão está perfeitíssima!

Aí a briga começou…

Eu levei minha esposa ao restaurante. O garçom, por algum motivo, anotou meu pedido primeiro. - Eu vou querer churrasco, mal-passado, por favor. Ele disse: - Você não está preocupado com a vaca louca.- Não, ela mesma pode fazer seu pedido.

Aí a briga começou…

O marido volta do médico após uma consulta e a esposa toda preocupada, pergunta-lhe:- E então, o que o médico lhe disse? De pronto, ele respondeu: - A partir de hoje, não faremos mais amor, estou proibido de comer qualquer coisa gorda.

Aí a briga começou…

** Chimarrão **

Os dez mandamentos do chimarrão:
Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:
1 - NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc… mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.
2 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).
3 - NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.
4 - NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.
5 - NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).
6 - NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.
7 - NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.
8 - NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.
9 - NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando… E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio… Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quiseres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.
10 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela… etc… etc…
(Pércio de Moraes Branco - Texto Almanaque Tchê)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

*** O Haiti é aqui ***

Talvez o que eu escreva aqui hoje não seja bem compreendido por todos. Mas é fato, é real. Após a catástrofe que atingiu o Haiti, como todos nós já estamos bem informados, o mundo inteiro se comoveu diante de cenas tão desoladoras. Vários paises estão enganjados na recuperação de seus habitantes. Ações humanitárias essenciais para os que sofrem com tanta falta diária e mais ainda agora com tal situação. O que me ocorreu nestes dias e comentei com amigos é sobre a atitude tomada pelo nosso Presidente Molusco. Vamos aos números:

- Medida provisória assinada pelo Sr. Molusco, destinando a verba ao povo caribenho no montante de R$ 35 milhões de reais.
- 1.200 militares envolvidos atualmente no Haiti, sendo que a possibilidade desse número ser dobrado é praticamente certa.
- Navio da Marinha Brasileira partirá até os caribenhos para transportar gêneros de necessidade.
- Aviões que partem e partiram com ajuda de gêneros alimentícios, roupas e pessoas habilitadas como voluntários na área médica.
Enfim, todo o tipo de ajuda necessária para que se reverta um pouco do sofrimento do povo caribenho.
O que me ocorre é que como nossos Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam ".... o Haiti é aqui...". No momentos tantas e tantas perguntas ficam sem respostas, ou pior, possuem respostas e estas estão nas contas bancárias, nas carteiras, cuecas, pastas pretas, empreiteiras, negociações sujas e o escambau.
Brasileiros possuidores de tantos sofrimentos. Sem ajuda. Vamos descrever alguns pontos:
-Saúde: Postos de saúde e hospitais públicos sem condições de atendimento.
-Habitação: Milhões de favelados sem condições mínimas de higiene.
-Segurança: Nossos policiais morrendo nas mãos de bandidos e os que conseguem sobreviver são infinatamente mal remunerados.
-Alimentação: Milhões de pessoas que não tem o que comer.
Acredito fielmente que adminstrar um país é como administrar uma família, uma empresa, enfim. Obviamente que seguindo suas proporções.
Somos brasileiros. Nascemos e vivemos aqui na nossa terra idolatrada, salve, salve. E porque nossa pátria amada não socorre seus filhos que não fogem a luta. Será que realmente estes milhões de reais vão chegar intactos e realmente serem destinados ao que foram entregues.
Acredito na humanidade, solidariedade, enfim, todo e qualquer tipo de ação que nos deixam ainda viva a esperança de um povo mais justo e humano. Quem sabe um dia ainda poderemos viver num mundo mais justo e sincero. Agora dizer que não existem brasileiros necessitando de ajuda. Parece que estamos vivendo num paraíso chamado Brasil.
Quantos milhões de reais já foram gastos para manter milhares de militares no país citado. Inúmeros são os militares que sonham em poder passar seis meses por lá, para poder ter uma boa recompensa em seus soldos. Agora para podermos frear um pouco o instinto desumano e cruel de traficantes em morros e favelas, realmente, isso parece não ser possível.
Agora a pouco ainda li sobre voluntários gaúchos que estão se cadastrando para o auxílio na área médica de lá. Enfermeiros, médicos, etc. Em Porto Alegre já se manifesta a preocupação, pois se atualmente já faltam profissionais e no país todo o atendimento médico é precário, imaginem uma certa proporção destes trabalhando por lá. Como ficaremos?
Concluindo; sou a favor de ajuda a quem necessita. Seria muito egoismo não ver a trágica situação de pessoas tão necessitadas. Mas impossível não dignar-se quanto a tantos problemas da nossa terrinha. E existe recursos. E como existem. Nossaaaaaaa. Agora somos um país riquíssimo, pois até dinheiro emprestamos ao FMI.
Só nos resta agora rezar pelo povo caribenho e que suas almas estejam ao lado D´Ele.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Só de Sacanagem !!!

Após as festas de fim ano, tradicionais para todos, inciamos 2010 de forma assustadora. Ontem ainda comentava com um amigo sobre 15 dias de 2010 e tudo que já aconteceu. Ok, mas isso já está sendo bastante divulgado pelos meios e por jornalistas competentes.

Deixando as tristes notícias de lado, sempre a cada ano que se inicia, tenho por hábito, traçar metas, objetivos, dar uma geral em tudo, na vida, na casa, enfim, aquela organizada para começar o ano novo bem. Na qual ontem estava organizando as pastas de arquivos do pc, a qual encontrei várias coisas interessantes que tinha inclusive arquivado para publicar aqui e que por um motivo ou outro foram ficando de lado.
Encontrei um vídeo de um trecho do show da Ana Carolina, onde ela lê uma carta especial. Vale a pena conferir.
(Só de Sacanagem - Eliza Lucinda)